Você está aqui: Capa » A Escola » Educação Infantil

Educação Infantil

No TATIBITATI, o ensino parte de uma concepção construtivista de aprendizagem, segundo estudos de Piaget, e valoriza-se a interação entre os alunos, segundo estudos de Vygotsky.  O BRINCAR é o eixo principal para o desenvolvimento das atividades propostas, pois a brincadeira favorece a criança em todos os aspectos: emocional, psicomotor, perceptivo e cognitivo.

As atividades propostas valorizam e estimulam a sensibilidade e a autonomia de cada criança. Nossos alunos experimentam, incorporam e desfrutam de suas descobertas, contando com a mediação dos professores, a partir de experiências interessantes, motivadoras e, principalmente, divertidas.

Os momentos compartilhados durante a rotina passam a ser significativos para elas, que, envolvidas em dramatizações com fantoches, jogos de faz-de-conta, cantigas de roda e brincadeiras diversas, interagem e experimentam diversas situações importantes para seu desenvolvimento.

Procuramos potencializar na Educação Infantil o desenvolvimento equilibrado de nossos alunos, favorecendo experiências e propiciando novas modalidades de encontro:

  • consigo mesmo e com outras pessoas;
  • com objetos e suas utilidades;
  • com as notícias e os acontecimentos (promovendo estudos de meio);
  • com outras formas de pensar e fazer;
  • com as perspectivas do cotidiano.

As atividades permanentes nas classes de crianças até 5 anos envolvem conteúdos das diversas áreas do conhecimento: linguagem oral e escrita, artes, música, matemática, natureza e sociedade – conhecimentos das ciências naturais e sociais – e movimento, procurando desenvolvê-las de maneira equilibrada.

Rotina: o dia a dia das crianças é marcado por momentos cheios de cor e alegria. Ao contrário do que possa se pensar, a rotina é importante para que as crianças se organizem internamente e se sintam menos ansiosas, isso gera segurança e as atividades fluem mais tranquilamente, cabe ao professor, transitar de uma atividade para outra sem desmotivar a turma. O brincar é outra marca da rotina no Tatibitati. Por ser uma linguagem inerente ao universo infantil, ela se faz presente em toda programação diária, que alterna atividades pedagógicas com música, cirandas, jogos, rodas de leitura, rodas de conversa, cantinhos temáticos, tudo voltado ao desenvolvimento das habilidades e competências de cada faixa etária. Do G1 ao G5, além da professora da turma, as crianças também têm aulas com professores especialistas de Artes, Música, Inglês, Educação Ambiental e Expressão Corporal, semanalmente.

Organização do trabalho pedagógico
O planejamento das aulas é fundamental para se obter boas situações de aprendizagem, por isso, o professor tem que estar fundamentado teoricamente e ter um olhar atento às necessidades individuais de cada aluno. A escolha de temas interessantes, a gestão do tempo e o tipo de atividade são aspectos observados ao organizarmos o trabalho pedagógico. O Tatibitati segue a proposta de Delia Lerner ao pensar no planejamento das aulas, de maneira que contemplem atividades permanentes, situações independentes, sequências didáticas e projetos.

Projetos e Sequências didáticas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top