Você está aqui: Capa » A Escola » História

História

Breve retrospectiva
Uma trajetória de mais de 26 anos em busca de evolução constante da escola como um ambiente feliz para educar crianças com base na afetividade, autonomia e no espírito e crítico investigativo.

10296914483_03498e0bdd_zGrande família: professores, pais e alunos inauguram o Tistu, espaço criado coletivamente com base nos sonhos das crianças para a escola.

Nascimento:
1987 – inauguração do Núcleo de Recreação Infantil Tatibitati, na Pça Joaquim Murtinho, fruto dos ideais da educadora e escritora santista Jaíra Presa. Dirigido por Carminha (Carmem Regina Presa de Oliveira Reis), professora e estudante do curso de Pedagogia do Excepcional, e coordenado pela estudante de magistério Renata Campos Santiago, a parceria durou 22 anos. Graças à formação da diretora, um dos diferenciais do espaço sempre foi o acolhimento a crianças com necessidades especiais.

Crescimento:
1989 – Ampliação da escola e mudança para a Rua Alfaia Rodrigues.
1990 – Abertura da segunda unidade, na Rua Oswaldo Cóchrane.
1992 – Após crescer em número de alunos, a escola se muda para a Ponta da Praia, juntando os dois endereços num só, mais amplo, com mais ambientes e maior espaço de lazer. Tempos depois surge nova oportunidade de crescimento ao se tornar escola de educação infantil reconhecida pela Secretaria de Educação, momento marcado por um processo de investimento em um modelo pedagógico mais atual. Constitui-se um time de educadores que por meio de estudo, pesquisa, visitas a outros espaços, articulações com renomados especialistas e formação permanente marcam a consolidação do Tatibitati como uma das primeiras escolas construtivistas de Santos.

Amadurecimento:
2002 – Início do ensino fundamental. A escola ganha um novo nome e passa também a ser conhecida como Colégio Átrio e Tatibitati. Pais e mães organizam a Associação de Pais do Tatibitati e Átrio (APTA), parceria que se torna um dos pilares do novo modelo pedagógico, onde a participação da família é mais estreita.
2006 – Aprofundamento e consolidação dos conceitos pedagógicos baseados no construtivismo, com a unificação e articulação dos dois segmentos, Educação Infantil e Ensino Fundamental, dando ao Átrio maior visibilidade e reconhecimento da comunidade escolar.

Renovação:
2009 – Após vinte e dois anos, acontece a mudança da diretoria e no ano anterior, ocorre também a mudança da coordenação pedagógica. Carminha se despede dos alunos e professores, e Adriana M. M. Pierry torna-se a nova diretora da escola. Surgem novos desafios: fortalecimento da dupla gestora, aprofundamento pedagógico, melhoria na estrutura física e administrativa, e finalmente, a implantação do Fundamental 2.

Maturidade:
2013 – Mudança para a atual sede, que marca definitivamente a consolidação de um plano diretor mais consistente e focado no crescimento da escola sem perder a qualidade e as características da instituição, responsáveis pelo sucesso até então.
2014 – Início da primeira turma do 6º ano, que marca o início do Fundamental 2 do Colégio Átrio.

5 comentários

  1. georgia m Velasques

    boa noite 
    minha filha tem 5 anos muito inteligente, e desde sempre estudou no Jd.do garibaldo na 1o.de maio canal 6 santos, estou de férias e acabei de saber que a escola fechou pois Mendes comprou e serão torres.
    amigos me informaramj
    vcs oferecem bolsa? devido a um problema familiar ..eu tinha bolsa p minha filha e esse ano o carnê veio 316,00 mensais aguardo 991294578

    aguardo
    estarei em santos 3/2/14 obrigada georgia.27 de janeiro às 20:10

  2. Vocês terão classe para o 8º ano para o ano que vem?

  3. Vcs tiram vaga para 2016 08 anos. Quarta série???qual o valor??me passem o endereço por favor.obrigada.

    • Olá, Luciana, boa tarde.
      Sim, temos vagas para o quarto ano.
      A escola está localizada na rua Januário dos Santos, nº 70 e o valor praticado em 2015 é R$ 820,00.
      Venha nos visitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top