Você está aqui: Capa » Escola » Atividades realizadas por área de conhecimento

Atividades realizadas por área de conhecimento

Linguagem Oral Estimulamos experiências com diversas formas e formatos da linguagem para que os alunos se apropriem da língua e se iniciam como “leitores” de diversos textos ao:

  • Valorizar os relatos 220-802 do dia-a-dia por parte dos alunos
  • Realizar contação de contos, fábulas, parlendas, poesias, notícias, textos de informativos
  • Estimular a leitura de imagens

Linguagem Matemática Estimulamos o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão da importância dos números através dos eventos cotidianos, como:

  • Leitura do calendário,
  • Jogos que envolvem contagens
  • Cálculos mentais diversos aplicados à resolução de desafios e situações-problema
  • Realização de “coleções” individuais e coletivas
  • Uso de materiais pedagógicos específicos, como blocos lógicos e material dourado
  • Montagem de álbum de figurinha,
  • Brincadeiras com dinheirinho, entre outras situações.

Artes Visuais Propomos atividades em que o fazer artístico da criança é estimulado através da exploração de suportes, meios e materiais diversificados. Valorizamos a apreciações de obras de arte de artistas consagrados e “releituras” de algumas obras. Assim, os alunos vivenciam propostas alternadas de contextualização, fruição e produção de obras de arte. Linguagem Musical As crianças ouvem, cantam e tocam músicas e canções. Durante passcerty boa parte das atividades realizadas em sala, elas ouvem obras selecionadas pela professora de cada sala (vinculado a algum projeto ou somente para fruição). Em encontros semanais, as crianças são conduzidas por um professor especialista que organiza as atividades em dois blocos: – O fazer musica – tocam instrumentos e aprendem canções. – Apreciação – ouvem músicas selecionadas pela professora. Movimento Quem não recorda com alegria das brincadeiras ensinadas por pais e avós que aconteciam nos quintais de nossa infância? Infelizmente, hoje as crianças não sobem mais em árvores, não andam sobre muros, nem jogam bola na rua, por isso damos tanta

importância para brincadeiras como corre-cutia, lenço atrás, pega-pega, passa anel e outras tantas aprendidas. As atividades são orientadas para o desenvolvimento da qualidade das ações motoras/corporais em contextos lúdicos: jogos com regras simples, brincadeiras coletivas envolvendo cordas, bolas, circuitos de caminhos e obstáculos que colocam desafios corporais para as crianças, além de brincadeiras tradicionais. Natureza e Sociedade Proporcionamos experiências que possibilitem a aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer relações. Para isso, nosso trabalho é desenvolvido através de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top