Você está aqui: Capa » Notícias » Sensibilização para a Álgebra a partir das obras de Kandinsky

Sensibilização para a Álgebra a partir das obras de Kandinsky

Por Rogério Ramos Vidal – Prof. Matemática do Fundamental II

Matematica 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Matemática, em geral, não é a campeã de empatia entre os alunos no conjunto das disciplinas cursadas nos anos escolares. Ainda mais, quando os números começam a ser acompanhados por algumas letrinhas – as famosas variáveis. É a chegada da Álgebra!

Para estimular nossos alunos do 7° ano nessa nova imersão, preparamos uma sensibilização a partir das obras do fundador do abstracionismo, o genial pintor russo Wassily Kandinsky. Apresentamos algumas telas famosas de Kandinsky através de mídias digitais e trabalhamos a transposição das imagens concretas para as interpretações sensoriais do pintor. Em seguida, na mesma lógica, conversamos sobre a descrição algébrica frente aos fenômenos reais. Em ambos os casos, a realidade é captada em uma ótica aparentemente inacessível ao primeiro olhar. Na pintura abstrata, a partir da subjetividade das emoções do pintor. Nas sentenças algébricas, na objetividade dos padrões e regularidades. Em qualquer desses caminhos, o estudo é o farol para novos patamares de entendimento.

E como consagrou o pintor: “Tudo começa num ponto”. Fomos para o ateliê e colocamos as mãos nos pincéis e nas tintas!

Numa segunda etapa, propusemos a interpretação algébrica de alguns desenhos abstratos, investigando a repetição de traços, manchas e identificando eixos de simetria. E, antes de seguir com outros exercícios, deixamos a provocação:

“O que é a Matemática senão a interpretação do mundo a partir do estudo de suas regularidades”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top