Você está aqui: Capa » Escola » Feira de Trocas – um dia realmente mágico!

Feira de Trocas – um dia realmente mágico!

Talvez a maioria das crianças nem tenha tamanha dimensão do que fizeram no último sábado exatamente por ser algo comum ao seu senso de pureza e solidariedade. Fato é que a quarta edição da Feira de Trocas do colégio ATRIO, em Santos, foi marcado pela palavra FELIZ, título que os próprios alunos deram ao final da atividade.

ft2A tarde começou com uma sequência de brincadeiras no pátio da escola. Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que toparam participar da Feira puderam gastar um pouco da energia com uma sequência de brincadeiras.  Os professores resgataram atividades da própria infância e apresentaram aos alunos. “Nós não nos restringimos somente a Troca porque assim estaríamos falando pra criança que brincar é só com brinquedo . Por isso chamamos todos a uma série de brincadeiras, muitas que eles nem conhecem, outras já conhecidas. É um momento que os professores colocam um pouco da própria infância e todos brincam juntos.”, explica Elaine Vidal, coordenadora pedagógica do colégio Átrio Tatibitati.

Depois de suar muito chegou a hora de trocar os brinquedos.  A orientação para os alunos era que trouxessem brinquedos bacanas e em ótimo estado de conservação.  E assim foi! Espalhados pelas mesas, os brinquedos fizeram do auditório da escola uma grande “loja de brinquedos”. Cada objeto tinha uma etiqueta mostrando o nome do dono do brinquedo para que os interessados o procurassem para efetivamente acontecesse a troca. Foram 50 minutos de muita negociação, contas, criatividade, encantamento, persuasão, surpresa, enfim, em quase uma hora os alunos provaram o quanto podem e sabem decidir o que desejam pra si.

Teve criança que trocou o brinquedo por outro que nem lhe agradava tanto pelo simples fato do amigo querer muito. Outras já optaram por não trocar e levar de volta pra casa o que trouxeram. Houve quem também fez praticamente uma equação matemática para chegar até o brinquedo desejado. Foi o caso de quatro alunos de diferentes classes que se uniram e trocaram entre si diversos brinquedos para no final cada um conseguir chegar aos desejados. E todos saíram com o sorriso largo no rosto. “Os alunos se tornam cidadãos com as trocas. Vivem as frustrações de não conseguir trocar e experienciam o brincar pelo brincar e não pensar naquele objeto com um valor financeiro. Essa Feira de Trocas é incrível.”, comenta Maria Rita Freitas Balistrieri, professora do 5º ano.

“Você pode ganhar coisas que você queria, que estão bem cuidadas, e sem gastar dinheiro. E quem fica feliz com isso também são os pais que não precisam gastar dinheiro pra comprar pra gente, né?”, afirma Alice Rubido, aluna do 5º ano. Gabriel Cremoneze, do 4º ano também lembrou um fato muito importante que a Feira de Trocas promove: a sustentabilidade e o NÃO ao desperdício: “Ao invés da gente destruir árvores e gastar energia para fazer plástico, papel e construir novos brinquedos, a gente troca os nossos que já brincamos muito e ganha brinquedos novos, em bom estado e legais.”

A ideia da Feira de Trocas é do Instituto ALANA, uma organização que ajuda o país a repensar a infância, os valores. Este é o quarto ano consecutivo que aderimos a Feira de Trocas, um movimento nacional  que parte do Instituto ALANA e se multiplica por todo o Brasil. Então aqui em Santos somos uma gotinha neste oceano que está aí mudando a infância no país”, finaliza Elaine Vidal.

No dia 17 acontece a segunda etapa da Feira de Trocas no colégio ATRIO.  Neste dia se reunirão alunos dos 6º e 7º ano e também os professores interessados em participar. “Troquem, troquem tudo que vocês puderem! Livros, brinquedos, tudo! Desapeguem! Recebam o novo –  que não é novo – com o coração aberto porque a experiência é sensacional”, sugere a sorridente professora Maria Rita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top