Você está aqui: Capa » Escola » Adaptação na Educação Infantil

Adaptação na Educação Infantil

Por Marina Santiago, coordenadora da Educação Infantil

20160128_144242A fase da Educação Infantil é cercada de desafios e conquistas que fazem parte do desenvolvimento e constituição da criança. Ao ser introduzida no contexto escolar, a criança se depara com um universo novo, cercado de espaços, pessoas e ações diferentes de suas vivências adquiridas no contexto familiar. Vivenciar essa etapa do novo, pode causar um pouco de ansiedade, insegurança e até mesmo alguns conflitos. Nesse sentido, as relações interpessoais que são construídas nessa fase de adaptação, carregam grande responsabilidade emocional e afetiva para que a criança desenvolva cada vez mais o sentimento de pertencer ao grupo e a escola.

A adaptação não é um processo que possui início e término, podendo durar até o final de um ano letivo, ou se repetir a cada mudança que a criança vivencia. Por isso, o papel da escola é proporcionar situações em que novos laços sejam construídos: com seus pares, professores e demais funcionários da escola, baseados sempre em relações mútuas de confiança.

Uma vez inseridos nesse ambiente afetivo, os alunos adquirem a percepção de sua capacidade de aprender, a segurança em suas próprias experiências e conhecimento para solucionar conflitos, sendo instigados a todo instante a trocar e ampliar seus saberes e se expressarem com liberdade e autonomia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top