Você está aqui: Capa » Escola » Construindo jogos de trilha para desenvolver pensamento lógico matemático

Construindo jogos de trilha para desenvolver pensamento lógico matemático

Por Marina Santiago, coordenadora da Educação Infantil

IMG_20160427_171554721O trabalho da Matemática na Educação Infantil é voltado a uma aproximação das crianças ao mundo numérico, através de situações que necessitem refletir, utilizar seus conhecimentos prévios e tomar decisões para solucionar o problema em questão. Estas ações além de possibilitarem o intercâmbio de saberes entre os alunos, promovem a construção de um vínculo com a matemática, baseado na confiança em suas próprias capacidades.

Os alunos do G5, juntamente com suas professoras, desenvolveram uma proposta de construção de um jogo de tabuleiro chamado Trilha, que envolveu diferentes desafios e tomadas de decisões coletivas em cada etapa do trabalho.

Para isso, as crianças foram divididas em grupos, escolhendo as cores e os temas de cada tabuleiro, por meio de votação. Após finalizarem a produção do tabuleiro, cada grupo teve o desafio de digitar os números em sequência que iriam compor o percurso do jogo. Em seguida foi feita a colagem dos números em ordem crescente.  A última etapa foi a confecção das regras do jogo, em que as crianças ditavam cada item, enquanto as professoras escreviam.

IMG_20160329_145931209Depois de tudo pronto, que comece o jogo! À medida que jogavam em diferentes momentos da rotina, os grupos foram se apropriando do uso de cada objeto que compõe o jogo, das regras e da sequência numérica que precisavam seguir.

Foi então que surgiu a ideia de convidar jogadores “mais experientes” para este desafio: as famílias!

Confiram agora imagens do percurso desse trabalho cheio de autoria dos nossos pequenos, que envolveu tantos desafios, como: pensar, escrever, ouvir, concordar, discordar, decidir e construir juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top