Você está aqui: Capa » Notícias » Cresci, agora visto laranja!

Cresci, agora visto laranja!

Começar faz parte da vida. Seja iniciar a semana, o livro, o remédio, o ano! Dar o primeiro passo rumo a novidade é sempre motivo de ansiedade e receio, muitas vezes por conta do inesperado. Para a criança, a “mudança” pode ser menos impactante do que para um adulto e o efeito pode ser surpreendente.

Para as menores que iniciam a vida escolar, a porta da escola torna-se um portal para um mundo totalmente novo e diferente daquele onde encontra proteção familiar. Esse começo – para alguns – é mais difícil e vem acompanhado de certa instabilidade emocional. O aconchego com que são recebidos pelas professoras da Educação Infantil é a linguagem para acalmar o choro e conquistar a confiança que perdurará durante todo o processo.

Ao crescerem um pouco mais vem a segunda passagem, da Educação Infantil – Tatibitati – para o Ensino Fundamental 1 – Átrio. Pode parecer algo banal, mas a troca do uniforme, do amarelo pelo laranja,se torna um marco para os alunos. A nova cor não traz somente a identificação de outro ciclo, mas o super-poder-do-crescimento:”- agora eu já sou grande!”.

Se no Ensino Fundamental I a sensação de crescimento é instantâneo, no Fundamental II a necessidade individual de demonstrar “maturidade” é quase que uma obrigação para o aluno que chega. O novo horário, a entrada de professores especialistas, mais responsabilidade, tantas nomenclaturas (CS; LC; LP; HB!) e a aproximação com os alunos mais velhos da escola impactam diretamente a formação daqueles que logo mais caminharão pra longe.

Este ano, em que completamos três décadas de existência, a turma de alunos do EF2 ganha um ar novo: são muitos e estão completos. O 9º ano, os desbravadores e formandos da nossa primeira turma vem carregada de muito orgulho!À escola cabe dar subsídios para que cada um esteja cercado de possibilidades de aprendizagem, que desenvolvam autonomia e poder de discernimento, fatores essenciais para a construção de sua identidade. E a parceria com a família na continuidade deste trabalho fora do ambiente escolar é fundamental para que isso aconteça plenamente.

Fim do primeiro ato do espetáculo. O friozinho na barriga do protagonista já foi amenizado nesta primeira semana, agora ele está pronto para entrar no palco e viver o enredo dessa linda história da vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top