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Representação cartográfica

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O 6°ano participou de uma aula bem diferente de representação cartográfica. Os alunos receberam os conceitos de diferentes representações planas ou em forma de globo.

Falar de cartografia é falar da realidade, pontos de referência, localização, em uma era em que os alunos possuem infinitas possibilidades tecnológicas e, ao mesmo tempo, pouca experiência em locomoção e pontos de referência de lugares do caminho. Isso é um grande desafio…
Assim, para explorarmos a representação plana da Terra, os alunos com canetas hidrocor fizeram desenhos em locais diferentes da laranja e a envolveram com papel jornal. Observaram os desenhos “carimbados” no papel e compararam com suas posições na laranja.

Em um segundo momento aproveitamos a laranja e a representamos de diferentes formas: cortada em duas partes ao meio, linha do Equador, hemisfério Norte e Sul; cortada na vertical – meridiano de Greenwich, hemisfério leste e oeste; em camadas horizontais, linhas imaginárias latitude, linhas verticais, longitude. A laranja com um corte em cada ponto foram os polos e assim fomos construindo hipóteses de representações.

No final? Todos chuparam a laranja, jogando os restos na composteira e até dividindo com nossa mascote Touché.

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